Artigo Destaque dos editores

A empregada doméstica e a garantia provisória de emprego da gestante

Exibindo página 2 de 2
09/10/2006 às 00:00
Leia nesta página:

8. A proteção constitucional à maternidade e à infância

Tem caráter social a matéria em debate, ligando-se a outras disposições constitucionais, que se traduzem em genuínas manifestações de sensível preocupação do constituinte com a criança e o adolescente e com a maternidade, elevando-se a proteção jurídica a patamar de direito fundamental, sendo mostras disso o caput do artigo 6º, da Constituição, ao arrolar dentre os direitos sociais a proteção à maternidade e à infância, o artigo 201, concernente à previdência social, ao aduzir que esta atenderá, nos termos da lei, a proteção à maternidade, especialmente à gestante, o artigo 203, inciso I, que, tratando da assistência social, determina que esta será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição, e tem por objetivo a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência [...].

Trilhando o mesmo caminho destaca-se o Estatuto da Criança e do Adolescente, ao estabelecer em seu artigo 1º proteção integral à criança e ao adolescente, dando efetividade às promessas constitucionais, incluindo a ampla competência da União, dos Estados e dos Municípios para legislar sobre matéria de proteção à infância e juventude (art. 24, inciso XV). Reafirma o precitado diploma legal o que está contido no artigo 227, da Constituição, garantindo com absoluta prioridade o atendimento dos direitos e garantias fundamentais da criança e do adolescente, assim:

É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

O professor José Afonso da Silva [08], um dos mais prestigiados constitucionalistas brasileiros, observa, com a percuciência que lhe é peculiar, que:

"A Constituição é minuciosa e redundante na previsão de direitos e situações subjetivas de vantagens das crianças e adolescentes, especificando em relação a eles direitos já consignados para todos em geral, como os direitos previdenciários e trabalhistas, mas estatui importantes normas tutelares dos menores, especialmente dos órfãos e abandonados e dos dependentes de drogas e entorpecentes (art. 227, § 3º). Postula punição severa ao abuso, violência e exploração sexual da criança e do adolescente."

Como bem salientado pela eminente Juíza do Trabalho Paranaense Silvana Silva Neto Mandalozzo [09], a fim de melhor cumprir o mandamento constitucional de proteção integral à criança, "o ideal seria que a mãe fosse só mãe, mas como isso é impossível, até mesmo por motivos de ordem econômica, o legislador adotou medidas de proteção à maternidade que servem como alternativa para facilitar a compatibilidade mãe x trabalho".


9. A Lei nº 11.324, de 19.07.2006

Finalmente, depois de quase vinte anos de atraso, há no ordenamento jurídico brasileiro norma legal atribuindo expressamente à empregada doméstica gestante direito a estabilidade no emprego, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.

Com efeito, em 20 de julho de 2006 foi publicada no Diário Oficial da União a Lei nº 11.324, de 19 de julho de 2006, que acrescentou à Lei nº 5.859, de 11 de dezembro de 1972 o artigo 4º-A, com a seguinte redação:

É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa da empregada doméstica gestante desde a confirmação da gravidez até 5 (cinco) meses após o parto.

Portanto, desde 20 de julho de 2006 que não mais se faz necessário todo este esforço de interpretação da Constituição, para reconhecer à empregada doméstica direito consagrado naquela. Agora, basta que se cumpra a lei, sob pena de sua imposição pelo Judiciário.


10. Conclusão

Em interpretação lógica e coerente com as diretrizes principiológicas do texto constitucional, dentro de um método sistemático e finalístico, ou seja, conferindo direitos e garantias e apontando, ainda que indiretamente, os meios necessários para o alcance dos seus objetivos, torna-se inaceitável a idéia de que a Constituição ao se preocupar, de forma contundente e minuciosa, com a garantia de igualdade entre as pessoas e com o bem-estar da família, da criança e do adolescente, não tenha desejado, ainda que não o diga expressamente, que a estabilidade provisória seja reconhecida como direito de toda trabalhadora gestante, doméstica ou não.

Censurável que não o tenha feito de forma direta e insofismável, deixando para o exegeta a tarefa, nada fácil, de buscar em seus princípios a proteção à gestante doméstica, conquanto tão generosamente a tenha especificado para as trabalhadoras em geral.

A garantia provisória de emprego assegurada à empregada gestante não foi negada expressamente à empregada doméstica, não havendo incompatibilidade entre o artigo 10, inciso II, alínea "b", do ADCT e o inciso I e parágrafo único do artigo 7º, da Constituição.

Qualquer outra interpretação fatalmente levará a resultados que colidem com os princípios constitucionais da isonomia, da dignidade da pessoa humana, da proteção à maternidade e à infância e da valorização do trabalho humano.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Desde 20 de julho de 2006, com a publicação da Lei nº 11.324, de 19.07.2006, a empregada doméstica gestante não pode ser dispensada pelo empregador, de forma arbitrária ou sem justa causa, desde a confirmação da gravidez até cinco depois do parto.


11. BIBLIOGRAFIA

BACHOF, Otto. Normas Constitucionais Inconstitucionais? Trad. e nota prévia de José Manuel M. Cardoso da Costa. Coimbra: Almedina, 1994.

CRETELLA JÚNIOR, José. Comentários à Constituição brasileira de 1988. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1994.

MANDALOZZO, Silvana Silva Neto. A Maternidade no Direito do Trabalho. Curitiba: Juruá, 1996.

MARTINS, Sérgio Pinto. A continuidade do contrato de trabalho. São Paulo: Atlas, 2000.

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Conteúdo jurídico do princípio da igualdade. 3ª ed. São Paulo: Malheiros Editores, 1995.

ROCHA, Carmem Lúcia Antunes. Princípios Constitucionais da Administração Pública. 1ª ed. Belo Horizonte: Editora Del Rey, 1994.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 18ª ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2000.


Notas

01 ROCHA, Carmem Lúcia Antunes. Princípios Constitucionais da Administração Pública. 1ª ed. Belo Horizonte: Editora Del Rey, 1994.

02 MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Conteúdo jurídico do princípio da igualdade. 3ª ed. São Paulo: Malheiros Editores, 1995, p. 9

03 BACHOF, Otto. Normas Constitucionais Inconstitucionais? Trad. e nota prévia de José Manuel M. Cardoso da Costa. Coimbra: Almedina, 1994.

04 MARTINS, Sérgio Pinto. A continuidade do contrato de trabalho. São Paulo: Atlas, 2000, p. 111.

05 CRETELLA JÚNIOR, José. Comentários à Constituição brasileira de 1988. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1994, p. 1036.

06 Juiz do Trabalho do TRT de Mato Grosso – 23ª Região.

07 Servidor do TRT de Mato Grosso – 23ª Região.

08 SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 18ª ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2000, p. 824.

09 MANDALOZZO, Silvana Silva Neto. A Maternidade no Direito do Trabalho. Curitiba: Juruá, 1996, p. 127.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Mauro Vasni Paroski

Juiz titular da 7a. Vara do Trabalho de Londrina - PR. Especialista e Mestre em Direito pela Universidade Estadual de Londrina - PR. Doutorando em Direitos Sociais na Universidad de Castilla-La Mancha - ESPANHA.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

PAROSKI, Mauro Vasni. A empregada doméstica e a garantia provisória de emprego da gestante. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 11, n. 1195, 9 out. 2006. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/9027. Acesso em: 30 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos